segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

A Minha Aceitação Do Cabelo Crespo/Afro Parte 2

  Continuando o post de semana passada....

   Bom ,a minha mãe hoje tem dificuldade de aceitar minha escolha, porque pra ela a mulher tem que ter o cabelo liso, escovado e pranchado toda semana, eu cresci com esse pensamento, depois dos meus 17 anos de idade comecei a usar mega hair porque meu cabelo não desenvolvia direito, eu não notava crescimento, analisando hoje percebo que ele não mostrava o real crescimento por estar quebrando pelo uso das químicas, e confesso que não tinha o cuidado que tenho hoje.  Se eu soubesse que meu cabelo natural era assim como eu o conheci, jamais teria usado químicas, vejo ele hoje e fico admirada, me olho o tempo todo no espelho e ME VEJO, vejo o que sou de verdade. Como eu disse, minha época de colégio foi bem complicada pra mim, você ter os cabelos alisados e não ter condições de escovar e pranchar todo final de semana é complicado. Nem sempre eu tinha dinheiro para ir ao salão, então acabava tendo que molhar os cabelos para ir pra escola.
    Como disse também no post anterior, vejo como minha sobrinha se sente em relação a isso hoje em dia. Não sei se ela vai acabar aceitando minhas dicas e passar pela transição e usar os cabelos naturais. Minha mãe é muito preconceituosa nesse sentido, ela ficou muito alienada pelas propagandas de cabelo liso. Ela não aceitou bem minha decisão, mas tem que engolir minha escolha pelo fato de saber que não vou voltar atrás, eu estou vivendo nas nuvens com minha escolha, vejo como recebo elogios o tempo todo, daí vocês vão perguntar : - Então você nunca sofreu com preconceito??  Mas é claro que já, hoje em dia até que não, acho que muitas pessoas estão aceitando mais a cultura do cabelo crespo pelo fato da mídia ajudar muito neste sentido, a divulgação nos blogs e redes sociais ajudam muito. Mas na minha infância eu sofri muito, mesmo com os cabelos alisados, porque minha família não tinha tantas condições na época, então acabava por ser um cabelo maltratado. Eu não tinha muitas opções de penteados, não sabia como fazer sozinha, eu não tive a presença da minha mãe todos os dias, porque era ela quem trabalhava fora e mantinha a casa, ou seja, eu tinha que fazer isso sozinha, deixando bem claro ( Minha Mãe é a pessoa mais importante nesse mundo pra mim, depois do meu Senhor Jesus- Minha Guerreira e Grande Amor da Minha Vida)! Então, eu tinha que me virar sozinha, então eu tinha dificuldades de arrumar e acabava por ser chamada de "cabelo duro", "neguinha" ( hoje em dia amo quando Meu marido me chama assim rsrsrs), mas na época da escola era no sentido de humilhação mesmo.  Hoje em dia algumas pessoas me olham torto, mas eu nem ligo...

     Então hoje, com meus 23 anos de idade, resolvida, feliz demais, não dependo da opinião dos outros pra me sentir bonita, porque eu me sinto linda com meu cabelo crespo, me sinto mais feliz ainda de ter força e coragem de me assumir, como tantas outras que me inspiraram a chegar até aqui como: Eliane Serafim ( Grupo Amigas Cacheadas- Facebook), Negah Cordeiro , Amanda Gil (belo Crespo - Facebook) , Michelle Shirai ( youtube) e Várias outras que me inspiraram e ainda Inspiram . 


2º dia depois do Big Chop!!! Feliz da vida




3º dia pós Big Chop!
6º dia pós Big 




    Estou maravilhada com as possibilidades de ter o cabelo crespo, como é bonito quando bem tratado e vou dizer algo muito importante : É PRA QUEM TEM ESTILO, porque assumir um cabelo Black, que tem fama de cabelo Ruim, que tem fama de ser desleixado, realmente não é pra qualquer um. Ter o cabelo Crespo é assumir sua Raça, suas Raízes, é mostrar que você é linda (o) sendo originalmente natural. 

   Pare de aceitar calada o que as pessoas e a sociedade te impõe, pare de sentir medo e vergonha por não ser aceito em determinados "grupos" ou "círculos" por querer ser você. Não mude o que Deus lhe deu só pra agradar seu pai, mãe, tio, avó o cachorro, papagaio ou periquito. Use esse PRESENTE, para mostrar que você realmente é ÚNICA(o). 
      Vou finaliza esse post deixando uma musiquinha que gosto muito :Oh cabelo, cabelo meu
Se você não fosse meu, eu não seria tão... eu " 
     Se assuma!!!

Beijos amores!!! 

3 comentários:

  1. Gente, mas vc está (é) linda! Adorei sua história. A gente podia organizar uma blogagem coletiva, para narrar a história de cada uma nesse processo. Ia ser bonito. :)
    Engraçado, foi em torno dos 23 que tb resolvi me descobrir. Hoje estou com 31, aliás, 32 (dia 2 de janeiro), e é incrível como fui muito mais feliz nesses anos, o que devo, em grande parte, ao meu cabelo.
    Tudo de bom, viu? Continue sempre assim, inspiradora.
    Mil beijos
    Lu Xavier
    ocabelodanega.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu, muito obrigada pelo elogio, adoraria participar é só falar comigo que eu topo a blogagem coletiva. Eu me sinto muito bem hoje, me cuido mais, me sinto outra pessoa pelo simples fato de ter tomado a decisão de me manter crespa. Obrigada mais uma vez, e mega beijo!!

      Excluir
  2. É verdade e assumir o black é assumir vc sua personalidade, sua raíz. É se amar de verdade.Vc é linda. Estou enfrentando esse novo processo tbm.

    ResponderExcluir