sábado, 8 de dezembro de 2012

A Minha Aceitação Do Cabelo Crespo/Afro - Parte 1

 Olá pessoas Lindas!!

   Continuo sem tempo e sumida né?!... Me desculpem o sumiço, mas tá bem complicado meu final de ano, Só correria. Pela primeira vez, vou fazer um post com 2 partes, tá?! Acho esse assunto interessante e de grande ajuda... Espero que gostem!!

  Mas sumiços à parte, vamos ao assunto do post de hoje. Bem, esse assunto tá alta no momento né, não quero fazer disso um post só para ter várias visualizações do blog, popularidade ou algo do tipo, esse assunto é sério e tem muito a ver com o momento que estou passando. Mas Porque???? Bom, em primeiro lugar porque sou negra ( e tenho muito orgulho disso), segundo tenho o cabelo afro/crespo, terceiro e não menos importante tenho problemas com preconceito na minha família ( minha própria mãe).
  A aceitação dos cabelos afros/crespos é bem complicada, falo isso por experiencia própria, desde meus 6 ou 7 anos de idade que passei por processos químicos, nunca havia visto ou conhecido a textura real dos meus cabelos até hoje, no auge dos meus 23 anos. Desde que uso química ouço falar que cabelo crespo é cabelo ruim, bombril, palha de aço, duro e por esse motivo o uso da química, para que assim fique mais "fácil" lidar com um "tipo" de cabelo tão "rebelde" .
  Na minha família hoje, não tem ninguém que assumiu seu cabelo afro/crespo, somente uma tia que mora no interior de Minas Gerais, e mesmo assim por motivos religiosos, não por outros motivos, porque acredito eu se não fosse pela religião ela com toda certeza alisaria os cabelos. Na escola era bem complicado não ter os cabelos lisos como o das outras meninas, que na maioria das vezes tinha o cabelo longo e liso ou cacheado. Para uma adolescente é muito complicado, tem toda aquela "preocupação" com garotos, se eles vão achar você bonita ou não, e isso tudo afeta o comportamento e auto estima e principalmente a aceitar que se tem um cabelo crespo, e tudo isso porque as pessoas a sua volta aceita tudo o que a sociedade impõe e "decreta" como lei. Imaginem só a cabeça das suas filhas, sobrinhas, filhas de amigas, primas que são crianças e que crescem tendo preconceito si mesmas!!! Como ela vai se achar bonita com aquilo que ela tem de Natural??  
  Tenho uma sobrinha com 15 anos, ela usa o cabelo alisado desde os 8 anos, ideia da mãe dela minha irmã e minha mãe também sempre incentivou, eu na época também achava certo Mas o que acontece com ela hoje??? Como ela se sente ???  Ela hoje vive preocupada com a aparência, ela passou por muitos processos químicos, já teve queda de cabelos por um deles, e atualmente usa tranças ou mega hair (quando tem condições de fazer manutenção), quando os cabelos estão na hora de dar manutenção, ela fica com vergonha e coloca boné ou qualquer coisa que tape os cabelos para que ninguém veja como está. Isso é complicado, como uma menina dessa idade vai querer ficar sem utilizar desses processos, que para ela é o certo??? É o que a faz se sentir "bonita", "aceita" na sociedade. Estou conversando aos poucos com ela sobre o assunto, pergunto o que ela acha, pra ver se ela começa a abrir a mente para esse universo que pra mim está sendo maravilhoso, valeu a pena os 6 meses sem química, os cuidados nesse período, a ajuda e o conhecimento que tenho adquirido sobre cabelos crespos/afro. Mas acredito que como eu, ela já deve ter ouvido apelidos como "pixaim", "cabelo duro", "cabelo de bombril", talvez um dos motivos para que ela continue usando químicas. E eu pergunto, até quando vamos deixar que outras pessoas interfiram em algo que nasceu com você??? Porque acreditar e aceitar que existe um padrão de beleza??? E porque eu devo me sujeitar a ele??? 
   Tenho plena convicção que,  quando tiver filhos não quero cria-los com esse preconceito de si mesmo, não quero filhos alienados e com problemas de auto estima porque as pessoas são "obrigadas" a aceitar padrões que a televisão, as revistas e os jornais  querem impor. 
   "Meu cabelo é crespo, eu sou negra, não vou aceitar imposição de ninguém e não aceito opiniões  sobre minha escolha nem sobre meu cabelo , até porque se eu quisesse eu pediria, mas pediria opinião de profissionais no assunto!!! "

   Bom amores, vou ficando por aqui, mas volto depois com a segunda parte do post, com algumas fotos bem bacanas pra vocês se inspirarem!! Beijo beijo e até mais!!!

3 comentários:

  1. Nossa Angélica, adorei o seu post e o que você falou não é nenhuma mentira, é exatamente o que pensei e falei para os meus pais quando tomei a decisão de assumir o meu crespo. Assim como você, comecei a relaxar o cabelo muito pequena, por me sentir inadequada ao padrão imposto em relação aos cabelos, o problema voltava quando a raiz começava aparecer (a situação era bem parecida com a da sua sobrinha). Tive problemas de queda, com o tempo meu cabelo foi ficando pouco, e mesmo recuperado não tinha mais o volume e beleza de antigamente, continuei alisando mas bem lá no fundo eu sabia que aquele processo não me agradava mais, sério, era como se eu não tivesse identidade, era como se eu não fosse "eu". Comecei a pesquisar afundo o assunto, e decidi assumir. É complicado a falta de apoio, e o incentivo de voltar a alisar, mas estou firme na minha decisão e uma vez que comecei não voltarei atrás!
    Parabéns pelo seu blog, é disso que muitas meninas precisam (incentivo). Quem disse que cabelo crespo não é cabelo bom?

    ResponderExcluir
  2. Nossa Angélica, adorei o seu post e o que você falou não é nenhuma mentira, é exatamente o que pensei e falei para os meus pais quando tomei a decisão de assumir o meu crespo. Assim como você, comecei a relaxar o cabelo muito pequena, por me sentir inadequada ao padrão imposto em relação aos cabelos, o problema voltava quando a raiz começava aparecer (a situação era bem parecida com a da sua sobrinha). Tive problemas de queda, com o tempo meu cabelo foi ficando pouco, e mesmo recuperado não tinha mais o volume e beleza de antigamente, continuei alisando mas bem lá no fundo eu sabia que aquele processo não me agradava mais, sério, era como se eu não tivesse identidade, era como se eu não fosse "eu". Comecei a pesquisar afundo o assunto, e decidi assumir. É complicado a falta de apoio, e o incentivo de voltar a alisar, mas estou firme na minha decisão e uma vez que comecei não voltarei atrás!
    Parabéns pelo seu blog, é disso que muitas meninas precisam (incentivo). Quem disse que cabelo crespo não é cabelo bom?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mônica, obrigada minha linda pelo apoio e pela visita!
      Fique firme mesmo na sua decisão, não somos obrigados a aceitar os padrões impostos. Eu sei bem como é essa questão de não ter apoio e ter sempre alguém falando pra gente alisar, minha mãe é assim, como eu não moro com ela, a pressão é menor. Meu marido aceita minha decisão porque foi ele quem pediu pra eu deixar meu cabelo assim, então graças a Deus tô feliz.

      Te desejo muita força nessa caminhada. Beijos e volte quando quiser!! =D

      Excluir